ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 115-1


Prêmio
115-1Escherichia coli produtoras de diferentes grupos de genes codificadores de CTX-M isoladas de efluente hospitalar e de amostras de estação de tratamento de esgoto municipal
Autores:Ribeiro, M.A.G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Paula, S.B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Romanin, P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Palermo, R.L. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Pomiglio, G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Venancio, E.J. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Perugini, M.R.E. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Vespero, E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Carrara-Marroni, F.E. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

As águas residuárias dos sistemas de tratamento de esgotos, bem como os efluentes hospitalares estão sendo considerados importantes fontes antropogênicas de bactérias multirresistentes aos antimirobianos, principalmente de bactérias entéricas carreadoras de genes de resistência potencialmente transferíveis. Nas últimas décadas, Escherichia coli resistentes aos antimicrobianos foram continuamente detectadas em efluentes hospitalares, sistemas de tratamento de esgoto e rios que recebem os efluentes tratados. No entanto, pouco é conhecido sobre a presença de E. coli produtoras de beta-lactamases de espectro ampliado (ESBL) nestes locais. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de ESBL e detectar a presença de genes codificadores destas enzimas em isolados de E. coli obtidos de amostras de esgoto hospitalar e de afluente e efluente da Estação de Tratamento de Esgoto de Londrina, ETE-SUL. A identificação bacteriana e o perfil de resistência aos antimicrobianos dos microrganismos recuperados foram realizados por triagem bioquímica convencional e método de disco-difusão, respectivamente. A produção de ESBL foi avaliada pelo método de disco-aproximação utilizando ceftazidima, cefepime, cefotaxima e aztreonam. A detecção de genes codificadores de ESBL de diferentes grupos de CTX-M foi realizada por PCR multiplex. A produção de ESBL foi verificada em onze isolados clínicos de E. coli, recuperados de diferentes locais de coleta. Todos os microrganismos produtores de ESBL apresentaram também resistência às quinolonas o que poderia justificar estudos epidemiológicos futuros para investigar a presença do clone mundial pandêmico de E. coli O25b-ST131. Embora o grupo 2 seja prevalente em isolados produtores de ESBL na América Latina, a análise dos amplicons gerados nas reações de PCR multiplex mostrou a presença de diferentes grupos de genes codificadores de CTX-M entre os isolados: grupos 1, 2, 8, 9 e 26. Adicionalmente, oito isolados apresentaram a presença concomitante de dois diferentes grupos de CTX-M: grupos 1 e 8, 1 e 26 e 2 e 8. Dois isolados produtores de ESBL e carreadores de genes de CTX-M foram recuperados de amostras coletadas nos efluentes da ETE-SUL, o que demonstra a insuficência do processo de sistema de tratamento de esgoto em remover bactérias carreadoras de importantes genes de resistência aos antimicrobianos representando assim conseqüentes riscos ambientais e para a saúde da população.


Palavras-chave:  Escherichia coli, Beta lactamase de espectro ampliado, efluentes